

Amaro, Fausto
2005 (1.ª Edição)
ISBN 972-8726-54-6
Este livro faz uma abordagem sociológica da esquizofrenia. Depois de passar em revista as principais teorias explicativas desta perturbação mental, o autor apresenta os resultados de uma investigação empírica realizada no Hospital de Júlio de Matos (Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa), onde identificou os principais factores sociais e culturais subjacentes aos internamentos de 63 pessoas, homens e mulheres, com o diagnóstico de esquizofrenia.
Segundo o autor, a esquizofrenia é uma perturbação mental de natureza multifactorial onde intervêm factores de natureza biológica, psicológica e sociocultural. Entre eles contam-se factores de vulnerabilidade social e cultural, factores sociais precipitantes e factores sociais protectores, todos com enorme peso no desenvolvimento da esquizofrenia e no processo de reabilitação da pessoa que sofre desta perturbação mental.
Esta obra é dirigida a todos aqueles que se interessam pelo tema da esquizofrenia, especialmente na sua relação com a Sociologia e a Antropologia Cultural.
Fausto Amaro
Sobre o autor:
Fausto Amaro é Investigador do CAPP (Centro de Administração e Políticas Públicas) e Professor Catedrático do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa, onde se doutorou em Ciências Sociais (Sociologia).
Foi fundador e vice-presidente da Associação de Educação e Apoio na Esquizofrenia; é membro do Mental Health and Illness Research Committee, da Associação Internacional de Sociologia; membro do Conselho de Redação da Revista de Psiquiatria, Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa; e diretor da Revista de Ciências Sociais e Políticas.
Specific References