

As soluções de Marketing Político mais adequadas aos objetivos da organização política.
Este manual tem como principal objetivo possibilitar uma introdução ao estudo das questões que se prendem com a gestão da política, nomeadamente com a definição das tarefas de investigação, com a seleção das estratégias e com o planeamento e controlo das ações que a suportam, ou seja, com a conceção das soluções de marketing político mais adequadas aos objetivos da organização política.
O marketing político abraça a ciência política para ganhar capacidade de compreensão dos fenómenos associados à política, ao seu enquadramento institucional e ao processo de definição das políticas públicas e aproveita um largo conjunto de ensinamentos e de técnicas oriundas de variadas disciplinas, com vista a transformar a realidade analisada e apoiar as pretensões e as decisões dos responsáveis pela gestão da política.
Temas abordados:
O conceito de marketing: do transnacional ao relacional.
Marketing político e marketing comercial.
Segmentação em marketing político.
Marketing político e opinião pública.
A investigação em marketing político.
A comunicação política no seio do marketing: conceptualização e efeitos.
A comunicação política em campanha: o real, o virtual e a identidade.
Estudo de Caso: as eleições europeias de 2004 e de 2009.
Referências específicas